Por que os dentes ficam sensíveis após fazer clareamento? E qual a diferença de fazer no consultório ou em casa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O clareamento dentário está entre os procedimentos estéticos com maiores índices de satisfação. E tamanho sucesso não está aí à toa. É que dentes mais claros e harmônicos trazem sorrisos mais marcantes. Sem eles, procedimentos mais sofisticados como facetas laminadas fariam pouco efeito. O problema, entretanto, é que, na maioria das vezes, clarear dentes está associado à dor e dentes sensíveis.

E quais são as causas para a dor e dentes sensíveis ao frio durante o clareamento dental? Basicamente, duas. A primeira delas é a ação do gel clareador (peróxido de hidrogênio ou carbamida) sobre as raízes dentárias, cuja cobertura de proteção (cemento) é mais frágil e fina comparada à superfície que reveste a coroa dentária (esmalte). É por isso que indivíduos com retração gengival extensa experimentam maior incômodo doloroso durante o clareamento.

A outra causa para o quadro de dor e sensibilidade associada ao clareamento dentário é a ação lesiva, sobre a polpa dentária, do gel clareador utilizado nos procedimentos realizados no consultório (LED, LASER ou convencional). É que as altas concentrações desses géis podem atravessar até mesmo as espessas camadas de esmalte e dentina da coroa dentária, provocando irritações inflamatórias à polpa. E, no caso do laser e LED, a irritação também se dá pelo aquecimento exagerado da estrutura dental durante o procedimento. Um grande problema.

E qual a diferença de fazer no consultório ou em casa?

Clareamento dentário caseiro

A técnica de clareamento dentário caseiro, realizada fora do consultório odontológico e monitorada pelo dentista, é a mais comum e segura. Além disso, também é a que traz melhores resultados clareadores. É indicada para todo tipo de necessidade clareadora. A sua contraindicação, entretanto, são os indivíduos com doenças gengivais e retrações gengivais extensas – as únicas desvantagens desta técnica. É sempre a primeira escolha.

Clareamento dentário em consultório (convencional)

A técnica pode ou não utilizar fontes luminosas (LED, LASER ou fontes halógenas). E diferente do clareamento dentário caseiro, cujo tratamento dura entre 7 a 21 dias, a técnica ambulatorial pode entregar resultados até mesmo em uma única consulta – de 4 sessões máximas possíveis. Mas tem desvantagens: é menos segura aos dentes e ainda pode deixar a área próxima às gengivas amareladas. É indicada para urgências estéticas.

Dr. André Cresto Garcia
CROSP 111.693

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

VEJA TAMBÉM

Utilizando as moldeiras para clareamento

As mesmas moldeiras utilizadas como alinhadores invisíveis (ou aparelhos invisíveis, como são chamados) também podem ser usadas para o processo de clareamento dental. Como elas