FAQ – Dúvidas frequentes

Sobre Alinhadores Transparentes Smilink®

Os alinhadores transparentes Smilink® são placas termoplásticas removíveis produzidas por tecnologia CAD/CAM. Através delas, é possível realizar os movimentos ortodônticos necessários de forma precisa, em cada dente, garantindo um tratamento mais rápido, estético e confortável do que os tradicionais bráquetes de aço inoxidável.

Os alinhadores transparentes Smilink® são aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration).

O ortodontista criará um plano de tratamento digital exclusivo, que descreve os movimentos exatos que precisam ser realizados por cada dente. Os alinhadores transparentes Smilink® são projetados para aplicar uma quantidade precisa de força no local correto do dente, tornando o tratamento muito mais rápido pela precisão que a tecnologia 3D oferece. As movimentações avançam na troca de cada nova placa, realizada a cada 15 dias, pelo próprio paciente. O ortodontista acompanhará periodicamente o processo no intuito de monitorar o progresso e garantir que os dentes cheguem na posição planejada.

Os alinhadores transparentes Smilink® são praticamente invisíveis – as pessoas nem sequer percebem que você os está usando! Você poderá (e, em alguns casos deverá) removê-los em ocasiões especiais, para comer e beber, escovar os dentes e usar fio dental. Não há bráquetes metálicos ou fios que possam irritar a boca ou quebrar, evitando assim idas ao ortodontista para consultas de emergência.

Os alinhadores Smilink® são recortados tendo por base a linha gengival, com o objetivo de maximizar o conforto e naturalidade do sorriso.

Além disso, entendemos que o seu tempo é valioso, sendo que graças à nossa tecnologia, é possível realizar a troca dos alinhadores em casa, reduzindo o número de visitas ao ortodontista. Geralmente solicitamos ao paciente uma consulta a cada dois meses para que o ortodontista consiga acompanhar a evolução do tratamento.

Todo sorriso é único e, é por isso, que o tratamento Smilink® tem início com uma avaliação completa com diagnóstico 3D, raio X e consulta clínica. Durante a consulta, o ortodontista irá ajudar você a determinar o que o tratamento com a Smilink® poderá fazer pelo seu sorriso. Não podemos garantir um resultado específico de tratamento, mas encorajamos você a compartilhar seus objetivos com o ortodontista, durante a consulta.

O tratamento Smilink® é indicado para jovens e adultos que desejam melhorar o sorriso sem mudar o estilo de vida. Nossas inovações e avanços tecnológicos permitem tratar quase todos casos e incômodos – problemas com dentes tortos e mordida, de simples a complexos – tudo isso sem perda de tempo, custo acessível, conforto e transparência.

Sobre o tratamento

O tratamento Smilink® tem início com uma avaliação junto a um de nossos especialistas onde serão feitos diagnóstico 3D, raio X, consulta clínica e fotos. Com todas essas informações, o ortodontista traçará um plano de tratamento digital preciso e personalizado, exibindo a transformação passo a passo do sorriso conforme o tratamento progredir no tempo.

Depois da sua concordância com o plano, os seus alinhadores exclusivos serão confeccionados. Você usará cada conjunto de alinhadores por, no mínimo, 20 a 22 horas por dia. Eles serão trocados para um novo conjunto de alinhadores periodicamente, conforme indicado pelo ortodontista. Cada conjunto de alinhadores irá gradual e suavemente movimentar os dentes, de acordo com o plano inicial de tratamento, até chegar ao novo e desejado sorriso!

Você poderá agendar uma consulta diretamente em nosso site, WhatsApp 11 963240980, e-mail ou através das nossas redes sociais Facebook e Instagram

Caso você possua algum exame recente relevante, sinta-se à vontade para levá-lo na consulta. Caso não, todo o necessário será feito na hora, com rapidez e praticidade.

Durante a consulta, você e o ortodontista irão conversar sobre os objetivos do alinhamento dos dentes e analisar seu sorriso para determinar necessidades específicas. O ortodontista irá falar sobre a duração do tratamento, bem como os custos envolvidos

A duração do tratamento depende de diversos fatores, tais como a complexidade do seu caso e a disciplina com que você usa os alinhadores e avança na troca das placas transparentes. O ortodontista, equipado do planejamento digital, determinará o tempo de tratamento com base nas suas necessidades específicas. A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa mas a média para casos simples é de 6 meses.
Para obter os resultados pretendidos , você deve utilizar os alinhadores transparentes Smilink® de 20 a 22 horas por dia e deve sempre lembrar de removê-los para comer, beber, escovar os dentes e utilizar o fio dental. Os alinhadores devem ser trocados pelo paciente a cada 15 dias.
O ortodontista agendará consultas regulares, sem custo adicional. O objetivo dessas consultas é garantir que o tratamento Smilink® esteja progredindo como planejado.

Porque escolher a Smilink?

Otimizamos todo o processo para evitar que você tenha que ir ao dentista várias vezes, além da previsibilidade de custo e tempo de tratamento.

Graças à tecnologia, o processo é muito mais preciso e prático. Pra começar, o diagnóstico é obtido na primeira consulta, o que evita a necessidade de agendamentos em centros radiológicos externos. Além disso, ao invés da tradicional moldagem com massa, realizamos um escaneamento digital 3D da sua arcada dentária. Por fim, você não corre o risco de ter que mudar o seu plano de tratamento no meio dele – o planejamento digital torna o processo muito mais preciso e confiável.

Não! Todos os materiais do alinhador e da contenção Smilink® são feitos de polímeros termoplásticos de alto grau de peso molecular. Esses materiais foram selecionados para uso em alinhadores e contenções com base em suas propriedades e classificações de segurança, contando com um longo histórico de aprovações do FDA para uso de longo prazo em contato com o corpo humano. Foram realizados testes para determinar a biocompatibilidade desses materiais, tendo sido aprovados todos os requisitos regulatórios e limiares para uso na boca humana.

Com base nos conhecimentos atuais da ortodontia, realizamos testes de matérias-primas e processos utilizados na fabricação de alinhadores e contenções. Não há presença de látex, parabenos, ftalatos, glutaraldeído, epoxi ou Bisfenol A (BPA) em nossos alinhadores ou contenções.

Sim! A Smilink® Serviços Ortodônticos Ltda. possui a autorização necessária da ANVISA para desenvolver e comercializar o tratamento Smilink® no Brasil.

Sobre custos e pagamentos?

O ortodontista determinará o custo do tratamento com base na complexidade do seu caso e quantos alinhadores você precisará usar para alcançar o seu sorriso ideal. O valor é um dos mais acessíveis do mercado, mesmo incluindo todo o tratamento com alinhadores transparentes, refinamento, consultas de manutenção, contenção e clareamento dental.

Ou seja, a única surpresa será o sorriso que você sempre quis!

Existem várias opções para tornar o tratamento Smilink® ainda mais acessível para você. É possível pagar à vista com desconto ou parcelado em até 12x no cartão de crédito.

Sobre o uso dos alinhadores Smilink®

Os alinhadores Smilink® são praticamente invisíveis, sendo que a maioria das pessoas nem percebem que você está com eles na boca!
Sim, você poderá (e deverá) remover os alinhadores Smilink® para comer, beber, escovar os dentes e usar fio dental. Você poderá retirá-los em outras ocasiões especiais, apenas lembre-se de usá-los 20 a 22 horas por dia para obter os resultados do planejamento.

Em se tratando de alinhamento, nenhuma! Os alinhadores transparentes Smilink® devem ser removidos antes de você comer alguma coisa, então não há restrições de alimentos (nem pipoca!). Com fios e bráquetes tradicionais há uma longa lista de alimentos que, infelizmente, não podem ser consumidos porque podem danificar ou ficar presos nos suportes.

Agora, se o seu tratamento for focado no clareamento, não se deve consumir alimentos com pigmentação, como vinho, refrigerantes a base de coca, café, cigarro, molho de tomate, beterraba etc.

O tratamento Smilink® move os dentes ao aplicar uma pressão suave e constante, mas algumas pessoas sentem desconforto temporário nos primeiros dias de uso de um novo conjunto de alinhadores. Normalmente as pessoas descrevem esse desconforto como “pressão”, e é normal – é um sinal de que os alinhadores transparentes Smilink® estão trabalhando e transformando o sorriso.

Consulte o ortodontista se tiver alguma preocupação ou desconforto continuado.

Sim. À medida que os alinhadores Smilink® gradualmente deslocam os dentes para a posição correta, a gengiva se molda em torno de cada dente. Certifique-se de falar com o ortodontista sobre quaisquer preocupações.
Você precisa usar os alinhadores Smilink® 20 a 22 horas por dia para obter os resultados estipulados em seu planejamento.
É possível que você leve alguns poucos dias para se acostumar com os alinhadores Smilink® na boca, por conta do posicionamento da língua, acarretando uma ligeira mudança na pronúncia correta de alguns fonemas. Mas a situação deve se normalizar rapidamente.
O hábito de fumar utilizando os alinhadores Smilink® poderá sim manchá-los. O ideal é que eles sejam removidos.
Não, a goma grudará nos alinhadores Smilink®. Recomendamos remover os alinhadores durante todas as refeições e lanches, inclusive ao mascar chiclete.
É muito improvável que os alinhadores saiam do lugar, não importa o que você faça: dormir, falar, rir, etc. Os alinhadores transparentes Smilink® são projetados para se encaixar perfeitamente nos seus dentes, graças ao escaneamento 3D!
A resposta depende de quanto tempo você passou sem utilizar os alinhadores Smilink®. Se o período foi curto, os alinhadores ainda devem encaixar, mas você poderá sentir desconforto. Se foi um período mais longo, fale com o ortodontista sobre a sua situação.

Sobre o uso anterior de aparelhos ou outros tratamentos dentários

Possivelmente! Consulte os nossos profissionais para que seja determinada a melhor abordagem de tratamento para o seu sorriso.
Sim! Os alinhadores transparentes Smilink® podem tratar quase todos os problemas comuns para alinhar os dentes. Muitas pessoas que já usaram aparelhos convencionais hoje recorrem ao tratamento Smilink® como uma solução discreta e acessível para melhorar o sorriso quando notaram que os dentes voltaram a se desalinhar.
Para quem tem facetas e coroas o tratamento com alinhadores é uma das melhores opções pois não as danifica!
Os alinhadores transparentes Smilink® são projetados para mover cada dente individualmente. Como a ponte une dois ou mais dentes, os alinhadores transparentes podem não ser tão eficazes, o que deverá ser discutido com um de nossos especialistas na consulta de avaliação.

Sobre cuidados com os alinhadores

Você pode escová-los com escova de dentes macia e pasta sem abrasivos, ou seja, que não sejam destinadas para clareamento de dente e enxaguá-los com água, sempre evitando riscar o aparelho. Nunca use água quente nos alinhadores, pois isso poderá deformá-los.
Sim. Por isso é importante sempre escovar os dentes depois de cada refeição, antes de colocar os alinhadores Smilink® na boca.
Se você perder ou quebrar um alinhador Smilink®, coloque o alinhador com numeração anterior e entre em contato com nosso atendimento o mais rápido possível. O ortodontista atuará com você para garantir que o plano de tratamento seja seguido, encomendando a fabricação de alinhadores substitutos. O custo dos alinhadores substitutos não está incluso no orçamento original do planejamento.
Todos os alinhadores e contenções devem ser solicitados pelo ortodontista Smilink®, uma vez que são considerados um item receitado. Caso precise, entre em contato com nosso atendimento e verifique as condições para alinhadores substitutos, sempre que necessário.

Sobre a conclusão do tratamento Smilink®

Sim, após tratamento com os alinhadores todos os pacientes precisarão usar uma contenção para manter os resultados obtidos, caso o contrário os dentes poderão retornar para a posição inicial. Como protocolo, deve-se usar a contenção continuamente por um período de 6 meses e, após esse período, por mais 6 meses para dormir.
Será utilizado como contenção na arcada superior um alinhador transparente e, na arcada inferior, uma contenção fixa, na parte de dentro do dente, de canino a canino. Em alguns casos específicos, também pode ser recomendado alinhador transparente como contenção inferior.