Cuidados diários com os dentes para manter um sorriso saudável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para seu bem-estar geral.

Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e preocupante de se cuidar da saúde bucal. Com algumas medidas muito simples podemos diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.

  1. Escolher a melhor escova de dente para seu caso

Em geral, o melhor modelo é o de cabeça pequena e arredondadas, com cerdas macias e polidas, que não ferem a gengiva e não desgastam o esmalte dos dentes.

  1. Dar preferência a cremes dentais com flúor

O flúor protege o esmalte dos dentes, pois impede a ação das bactérias.

  1. Escovar dentes e língua antes do café da manhã

Os dentes e a língua devem ser escovados assim que acordamos. A película que se forma em volta dos dentes durante a noite precisa ser removida, pois pode ser usada pelas bactérias naturais da boca para fixar açúcares nos dentes, aumentando o risco de cáries.

  1. Usar o fio dental depois de todas as refeições

A utilização do fio dental é tão importante quanto à escovação, o que os diferencia é apenas as áreas que conseguem atingir, este remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente, evitando o acúmulo de placa que pode provocar cárie e gengivite.

  1. Escovar os dentes em todas as faces

Os dentes devem sempre ser escovados tanto no arco superior quanto inferior e em suas três faces: vestibular (a lateral voltada para a bochecha/os lábios), lingual (a lateral voltada para o interior da boca) e oclusal (a superfície do dente).

  1. Trocar a escova de dente a cada três meses

O tempo indicado pelos dentistas é devido ao desgaste das cerdas – que, surradas e abertas, têm a eficácia comprometida.

Além destes cuidados também é importante visitar o dentista pelo menos a cada seis meses para uma consulta de prevenção.

Dr. André Cresto Garcia
CROSP 111.693

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

VEJA TAMBÉM