Bruxismo: Entenda e conheça uma alternativa de tratamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Disfunção pode ser ocasionada por problemas psicológicos ou má oclusão dos dentes

Acordar com dor de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos pode ser um sinal de que você está com sintomas de bruxismo, uma desordem psicossomática que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, o mais comum, enquanto você dorme. Essa pressão pode provocar o desgaste e o amolecimento dos dentes e, em casos mais graves, causam problemas ósseos, na gengiva e na articulação do maxilar.

Apesar de parecer simples, o bruxismo nem sempre é diagnosticado logo no início. O ato de colocar pressão entre os dentes pode muitas vezes ser um hábito inconsciente. Quem tem esse costume normalmente só percebe que sofre com a disfunção quando alguém comenta sobre o som de ranger de dentes que ela produz enquanto dorme, ou ao ir ao dentista para as consultas de rotina.

Não se sabe ao certo quais as causas que levam ao bruxismo. No entanto, as possíveis razões físicas e psicológicas para esse distúrbio podem incluir: sensações de ansiedade, estresse, má oclusão (alinhamento anormal dos dentes), apneia do sono, resposta à uma dor de ouvido ou de dente, refluxo do ácido estomacal, efeito colateral de alguns medicamentos psiquiátricos ou complicação de uma outra doença, como por exemplo a doença de Huntington ou doença de Parkinson. “O diagnóstico do bruxismo é possível ser feito pois, quando o paciente chega no consultório, procuramos entender o seu histórico e constatamos que os dentes estão desgastados ou com o esmalte rachado” explica a ortodontista Thais Sampaio, da Smilink, healthtech do setor odontológico que tem a ambição de revolucionar o mercado de ortodontia.

Em busca de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, entre os recursos indicados para o tratamento estão os alinhadores ortodônticos, que são confeccionados de acordo com o formato da arcada do paciente, a fim de corrigir de maneira eficaz possíveis mal posicionamentos dentários. “Os alinhadores ajudam a reduzir o atrito que provoca o desgaste dos dentes”, ressalta Thais. “Na Smilink, trabalhamos com alinhadores feitos com tecnologia 3D, que se encaixam perfeitamente ao formato da boca, além de serem transparentes, não afetando na estética do sorriso”, finaliza

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre de bruxismo. No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população. A condição afeta tanto crianças quanto adultos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

VEJA TAMBÉM