Alinhadores Ortodônticos são dolorosos de usar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quando pensamos em tratamentos ortodônticos, a nossa mente logo nos remete às dores e incômodos causados pelos “ferrinhos” dos aparelhos convencionais. No entanto, os avanços tecnológicos no setor resultaram em novos métodos para correção dos dentes, e os alinhadores ortodônticos são, sem dúvidas, uma opção a ser levada em consideração. Mas afinal, esse tipo de produto é doloroso?

A realidade é que qualquer forma de tratamento ortodôntico não é 100% indolor e os alinhadores não fogem a essa regra. De fato, é normal sentir um incômodo no início da utilização, mas precisamos enxergar o processo por uma ótica positiva. Explico:

Digamos que você esteja procurando entrar em forma e se inscreva em uma academia. Você aparece para a primeira sessão super empolgado e começa a treinar. Na manhã seguinte, você se sente um pouco duro, com dores espalhadas pelos músculos do corpo, mas apesar disso você não reclama e sabe que isso é uma coisa positiva, afinal, “sem dor, sem ganho”.

O tratamento ortodôntico com alinhadores pode ser visto da mesma maneira. Quando você sente um leve desconforto, normalmente é um sinal de que os seus alinhadores estão funcionando. Se você pensar sobre o que realmente está acontecendo dentro da sua boca (o aparelho aplica uma pressão suave para mover fisicamente uma parte do corpo), provavelmente é mais fácil entender que a dor na primeira semana pode ser esperada.

Mas se você iniciou o tratamento e não sentiu dor, não se apavore! Nem todos os pacientes sentirão esse desconforto, pois cada caso é um caso. Assim como senti-la, não sentir também é normal, e não significa que o tratamento está sendo ineficaz.

Os primeiros dias são complicados, pois é nesse momento que o alinhador se encontra mais apertado. No entanto, assim que os dentes começam a se mover, o tratamento torna-se bem confortável.

Quanto aos machucados típicos dos aparelhos fixos causados pelos “ferrinhos”, esses sim, você pode dizer adeus ao optar pelos alinhadores ortodônticos, principalmente em se tratando dos produtos feitos com tecnologia 3D. Cada placa é projetada para ser trocada a cada 15 dias, portanto, qualquer pressão programada para mover os dentes é suave e programada.

No fim das contas, é improvável que a dor prolongada do alinhador pareça tão desconfortável quanto aos aparelhos fixos ortodônticos tradicionais. Don’t panic!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

VEJA TAMBÉM