Por que os dentes ficam sensíveis após fazer clareamento? E qual a diferença de fazer no consultório ou em casa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O clareamento dentário está entre os procedimentos estéticos com maiores índices de satisfação. E tamanho sucesso não está aí à toa. É que dentes mais claros e harmônicos trazem sorrisos mais marcantes. Sem eles, procedimentos mais sofisticados como facetas laminadas fariam pouco efeito. O problema, entretanto, é que, na maioria das vezes, clarear dentes está associado à dor e dentes sensíveis.

E quais são as causas para a dor e dentes sensíveis ao frio durante o clareamento dental? Basicamente, duas. A primeira delas é a ação do gel clareador (peróxido de hidrogênio ou carbamida) sobre as raízes dentárias, cuja cobertura de proteção (cemento) é mais frágil e fina comparada à superfície que reveste a coroa dentária (esmalte). É por isso que indivíduos com retração gengival extensa experimentam maior incômodo doloroso durante o clareamento.

A outra causa para o quadro de dor e sensibilidade associada ao clareamento dentário é a ação lesiva, sobre a polpa dentária, do gel clareador utilizado nos procedimentos realizados no consultório (LED, LASER ou convencional). É que as altas concentrações desses géis podem atravessar até mesmo as espessas camadas de esmalte e dentina da coroa dentária, provocando irritações inflamatórias à polpa. E, no caso do laser e LED, a irritação também se dá pelo aquecimento exagerado da estrutura dental durante o procedimento. Um grande problema.

E qual a diferença de fazer no consultório ou em casa?

Clareamento dentário caseiro

A técnica de clareamento dentário caseiro, realizada fora do consultório odontológico e monitorada pelo dentista, é a mais comum e segura. Além disso, também é a que traz melhores resultados clareadores. É indicada para todo tipo de necessidade clareadora. A sua contraindicação, entretanto, são os indivíduos com doenças gengivais e retrações gengivais extensas – as únicas desvantagens desta técnica. É sempre a primeira escolha.

Clareamento dentário em consultório (convencional)

A técnica pode ou não utilizar fontes luminosas (LED, LASER ou fontes halógenas). E diferente do clareamento dentário caseiro, cujo tratamento dura entre 7 a 21 dias, a técnica ambulatorial pode entregar resultados até mesmo em uma única consulta – de 4 sessões máximas possíveis. Mas tem desvantagens: é menos segura aos dentes e ainda pode deixar a área próxima às gengivas amareladas. É indicada para urgências estéticas.

Dr. André Cresto Garcia
CROSP 111.693

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

VEJA TAMBÉM